Dicas para praticar atividades físicas

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA, UM DOS REQUISITOS PARA SE TER UMA BOA SAÚDE

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  1. Aqueça por 5 a 10 minutos, sempre que for se exercitar, marchando, correndo devagar no lugar, pedalando sua bicicleta ergométrica ou equipamento para condicionamento cardiovascular. Prossiga com alongamentos leves para a parte superior, média e inferior do corpo. O aquecimento prepara seu sistema cardiovascular para trabalhar mais forte e ajuda a aumentar a temperatura dos músculos, reduzindo o risco de lesão.
  2. O esfriamento, durante 2 a 5 minutos com alongamentos suaves permite que seu coração retorne lentamente a pulsação normal e ajuda os músculos a evitarem a dor muscular pós-exercício.
  3. Para se ter um programa balanceado, participe sempre de cada uma das categorias, ou seja, o trabalho cardiovascular, de resistência muscular e de flexibilidade. Faça sempre as atividades cardiovasculares de forma contínua, mantendo a intensidade da respiração. Para as atividades de resistência use peso suficiente para que os músculos fadiguem, através de halteres de mão, bastão de carga, caneleiras ou anilhas. Para as atividades de flexibilidade proceda o alongamento até a beira do desconforto e não da dor.
  4. Sempre use calçados apropriados para a prática esportiva. O calçado certo ajudará a prevenir lesões.
  5. Para se manter motivado diversifique os exercícios e as atividades.
  6. A combinação de uma boa alimentação e um programa de condicionamento balanceado levam a um estilo de vida saudável. Faça que este tópico seja parte de seu programa para eficaz e seguramente atingir seu objetivo.
  7. Beba água e isotônicos em pequenas quantidades sempre que sentir necessidade, assim como antes, durante e depois do exercício.
  8. Use roupas leves que permitam sua livre movimentação e a evaporação da transpiração.
  9. Evite prender a respiração enquanto executa o exercício . Expire na fase de esforço do exercício.
  10. Lembre-se de trabalhar cada lado do corpo igualmente.
  11. Faça os exercícios de resistência muscular de forma lenta e controlada usando uma amplitude de movimento completa durante os exercícios.
  12. Se sentir algum mal-estar ou desconforto, interrompa a prática dos exercícios e consulte um médico.
  13. Procure o acompanhamento de um profissional para a prática dos exercícios.

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